A crise chegou em todos os tipos de negócios. Nas indústrias, nos grandes, pequenos e médios comércios, até no setor de serviços que vinha apresentando crescimento ininterrupto nos últimos anos. Com isso, muitos desses setores estão buscando formas de como vender mais durante este período complicado da economia.
Mas quem é empreendedor de verdade sabe muito bem que desanimar não é a resposta para o sucesso. A crise pode ser um momento de grandes oportunidades e que vai separar quem realmente entende do negócio de quem somente estava aproveitando os bons momentos.
Ou seja, não dá para ficar parado esperando a crise passar. É preciso tomar atitudes para driblar a crise e vender mais. Está perdido e não sabe por onde começar? Pois não se preocupe, separamos algumas dicas infalíveis que vão ajudar você a superar este momento de dificuldades de forma muito mais fácil.
1. Invista em divulgação
Tem muitos empresários que cortam totalmente o investimento em propaganda e divulgação. O que pode ser um erro muito grave. Não adianta, propaganda é mesmo a alma do negócio e somente através de uma divulgação efetiva você vai chamar mais clientes para seu estabelecimento. Pesquise onde pode encontrar seu público-alvo e escolha os meios de comunicação que apresentam o melhor custo-benefício.
2. Ponto de venda é essencial
Pesquisas revelam que os brasileiros costumam tomar suas decisões de compra quando já estão dentro do ponto de venda! Portanto invista também na comunicação visual dentro de sua loja. Faça um bom merchandising, coloque cartazes, banners e tudo para funcionarem como um chamariz para seus clientes a fim de que você venda mais.
3. Dê descontos e facilite a forma de pagamento
É claro que nunca é uma boa ideia baixar tanto o preço dos produtos a ponto de se ter prejuízo com eles. Mas às vezes a estratégia pode ser boa para chamar mais clientes para sua loja e funcionar como uma isca para a compra de outros produtos! Tente também facilitar a forma de pagamento conforme a realidade do seu negócio.
4. Clubes de fidelidade
Sabe uma boa forma de manter os clientes sempre por perto? Crie um programa de fidelidade. Troque compras por pontos e garanta benefícios como, por exemplo, descontos, entrega grátis ou até a possibilidade de participar de algum sorteio. Tudo vale para fidelizar os seus clientes.
5. Atendimento perfeito
Quando a crise bate à porta o atendimento tem que ser ainda melhor. Muitos empreendedores passam por dificuldades e se esquecem de manter os seus atendentes e vendedores motivados. Se o atendimento for ruim, o cliente pode não efetuar a compra e o pior, partir para um concorrente que oferece o mesmo produto somente por ter um atendimento melhor.
6. Mantenha-se motivado
Acredite que tudo vai melhorar em breve e que o sucesso do seu negócio só depende de você. Pesquise seu público-alvo e aprenda o que mais pode oferecer para diversificar seu negócio e se manter no mercado. Mas nada adianta se desmotivar e ficar parado esperando a crise passar, pois pode demorar muito mais tempo do que você imagina.
Com estas dicas, coragem e vontade de vencer é possível vencer a crise e ainda crescer. O segredo está na dedicação e na forma como se encara a realidade.