Com a pandemia do coronavírus, muitos setores da economia sentiram um forte impacto negativo dessa crise e que pode causar efeitos irreversíveis. Segundo o levantamento de dados do Sebrae, realizado em abril, o mercado de eventos foi o que mais sentiu os efeitos negativos da covid-19. O empreendedor que vive dessa área, infelizmente são os mais afetados.
Como sabemos e está sendo orientado desde o início, a aglomeração é um dos fatores que mais geram a proliferação do vírus e com isso, é necessário evitar que muitas pessoas fiquem juntas em um mesmo espaço. Dessa forma, fica impossível de realizar eventos e quando não há eventos, logicamente também não há geração de dinheiro no setor.
Sendo assim, muitas empresas e empreendedores do mercado de eventos foram afetados por estarem proibidos de realizar showa, congressos, feiras e outros formatos de eventos, já que é uma das medidas de combate à pandemia.
Ainda de acordo com o levantamento de dados do Sebrae, muitos conseguiram negociar prazos e até mesmo conseguir créditos para utilizar futuramente. Porém, 65% não conseguiram e esse é um percentual extremamente alto.
Como repensar o futuro do setor de eventos para voltar ainda mais forte após a pandemia
A previsão é que o setor de eventos possa voltar com calma ainda esse ano, em outubro. No entanto, existem pessoas influentes que acreditam que o setor virá e com força, somente em 2021. Até lá, é necessário buscar meios de se adaptar ao momento de crise para sobreviver.
Além disso, sabemos que o setor de eventos não será o mesmo depois dessa pandemia, assim como também o mundo empreendedor, que irá mudar muito. Sendo assim, é muito importante buscarmos meios de repensar em um futuro para o setor de eventos, que é o que mais foi impactado pela pandemia.
Veja a seguir como repensar o futuro do seu negócio e superar esse momento.
– Maior atuação digital
Acredito que você tenha percebido que o número de lives cresceu bastante nos últimos meses, correto?! Bom, todo esse crescimento se deu por conta da pandemia, que impede os encontros presenciais e orienta para evitar aglomerações.
Com isso, diversos cantores fizeram lives, diversas palestras e eventos também foram promovidos de forma digital. Com isso, enxergamos uma excelente oportunidade e um bom potencial nos eventos realizados de forma digital.
Claro que há eventos em que é impossível levá-los para o mundo da internet, mas muitos são possíveis e isso deve ser explorado, pois além de diminuir os custos do evento, pode alcançar muito mais pessoas, rompendo barreiras geográficas e aumentando o lucro.
-Veja Também: Seu negócio está pronto para vender pela internet?
– Busca por patrocínios
Na área de eventos os patrocinadores fazem parte de um grupo muito importantes que ajudam a realizá-los. Portanto, se você é um empreendedor da área de eventos, é interessante que você busque por patrocínios, eles podem te ajudar muito a crescer.
– Fechamento de parceria com empresas maiores
Além dos patrocínios, outra coisa a se pensar é quanto ao fechamento de parceria com empresas maiores, seja do mesmo setor ou até mesmo de outro.
As empresas maiores possuem uma maior reserva financeira para enfrentar esse momento de crise e com isso elas podem te ajudar de inúmeras formas tanto a superar a pandemia como também depois.
– Aumento da preocupação com a higiene
Após tudo isso, muitos hábitos irão mudar, principalmente os relacionados à higiene. Portanto, é importante pensar em maneiras que mostrem a sua preocupação com a higiene tanto antes, como durante e após a realização dos eventos.
Em resumo
O mercado de eventos e o mundo empreendedor, como um todo, está sofrendo muito com a pandemia do covid 19. Por esse motivo, é necessário pensar agora em como sobreviver no momento e como repensar em um futuro que seja mais seguro para todos, fazendo com que o setor volte a conseguir atuar no mercado, já que representa mais de 4% do PIB nacional.