Na contramão da crise: Como o mercado de alimentação e refeição tem aproveitado a pandemia para se reinventar

Conheça algumas ações realizadas por empreendedores para superar a crise criada pelo novo Corona Virus.

Considerado um dos mercados essenciais durante a pandemia, o ramo de alimentação e refeição precisou se reinventar para enfrentar as limitações impostas pela quarentena.

Como muitos restaurantes tinham como base a venda presencial de seus produtos, foi preciso adaptar a sua operação para começar a entregar pedidos na casa de seus clientes.

Além disso, uma presença maior na internet, através das redes sociais, garantiu a manutenção (e até o aumento) das vendas neste período.

Por isso, empresas que já possuíam cadastros em aplicativos de entrega, como iFood, Rappi, UBER Eats, entre outros, já estavam na frente de sua concorrência.

Mudanças de comportamento são observadas por apps

Em entrevista ao podcast da revista Época Negócios, o CFO do aplicativo iFood, Diego Barreto, descreve algumas mudanças no comportamento de consumo de alimentos através da internet: Veja o link da entrevista completa em Época Negócios:

– A gente tem visto os consumidores com mudanças muito evidentes. A primeira delas é que o tamanho da refeição aumentou. Antigamente, nas famílias, os pedidos eram feitos apenas para o casal. Agora, este mesmo pedido já é feito para atender a três pessoas, a quatro pessoas. Ou seja, os filhos estão participando desse momento.

– A segunda mudança é a recorrência – diz Diego. – Os usuários estão cada vez mais descobrindo as ofertas contidas no App de uma forma mais clara, e por isso a frequência tem aumentado Por exemplo, dois itens que tiveram maior aumento na plataforma foram o consumo da tapioca e o consumo do açaí, porque as pessoas perceberam que estes eram uma ótima opção para receber, no meio da tarde para fazer um lanchinho e aguentar até o jantar.

Novos Mercados surgem durante a pandemia

Diego também observa outra mudança no comportamento de compra importante através da internet: – As pessoas também descobriram o supermercado. O restaurante já vem num processo de digitalização da sua venda há alguns anos. Já para o supermercado, isso ainda é novo, ele tinha uma demanda ainda mais restrita na compra do supermercado online. Isso explodiu, os consumidores descobriram definitivamente essa opção e tem usado agora, tanto quanto o restaurante.

– Então existem varias mudanças no comportamento que, para nós, o efeito é conseguir ter uma oferta que seja a oferta ideal para todo o brasil.

Como seu negócio pode surfar nessa onda?

Para pequenos negócios, usar as ferramentas mais básicas para digitalizar seu negócio, como um simples computador ou celular, pode servir de pontapé inicial para ingressar no mundo digital. A partir de aplicativos populares, como as redes sociais; apps de mensagem, como o whatsapp; serviços de pagamento, como o PagSeguro.

Comece divulgando seus produtos com uma boa foto, um texto explicativo e uma opção de contato. Nas redes sociais, crie uma página para sua empresa. Ali você consegue reunir possíveis clientes dos seus produtos.

Ofereça opções de entrega; Faça promoções combinadas. Sorteios são um excelente chamariz para novos clientes. Conforme todas estas ações forem dando resultados, amplie também a atenção dada para o virtual.

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