FÓRMULA AIDA – ENTENDA COMO FUNCIONA E APLIQUE EM SUAS VENDAS

O processo de decisão de compra de produtos e serviços pelo cliente tem como base o modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). E você pode usar este modelo em suas vendas. Entenda como ele funciona na prática e aplique em suas vendas.

Apesar de muito antiga, a fórmula AIDA é a base que muitos profissionais de marketing usam ao desenvolver suas estratégias de vendas. E ela ficou muito mais clara com o advento dos meios digitais para a obtenção de mais vendas e mais clientes. Mas como ela funciona? O que preciso fazer para aplicá-la em meu negócio? Será que funciona mesmo para um negócio tão pequeno quanto o meu? Este método, criado pelo publicitário americano Elias St. Elmo Lewis em 1898, desenvolveu uma visão de como as pessoas eram conduzidas a consumir um produto ou serviço. Ela descreve os passos que uma pessoa leva ao escolher uma marca. A partir desta visão de estrutura do comportamento do consumidor, muitas empresas desenvolveram suas equipes de vendas a partir destas etapas.

O que é a Fórmula AIDA?

A sigla AIDA é constituída das etapas desta jornada de compras. As etapas são: ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO. Cada etapa deste processo conduz o cliente às vendas, e entender como ela funciona dará a qualquer empreendedor uma vantagem competitiva em seus negócios.

Atenção:


Este é a primeira interação que seu negócio terá com o cliente. Tornar seu produto ou serviço conhecido, seja através do boca-a-boca, por tipos diferentes de publicidade que faça com que o maior número de pessoas seja chamada a atenção a sua empresa. Quando você faz material gráfico para divulgação, ou mesmo uma imagem ou texto para divulgar nas redes sociais, você está realizando esta primeira etapa.


Interesse:

Agora que conseguiu chamar a atenção do seu público-alvo, a próxima etapa é gerar o interesse sobre o que você vende. Nesta etapa, a mensagem que precisa passar são em relação às características e benefícios do seu produto. Para isso, você precisa definir a proposta de valor que o seu cliente deverá perceber para lhe provocar o desejo de compra.

Desejo:

Quando os primeiros dois passos são bem executados, levam o consumidor a ter aquela sensação de que “preciso ter este produto de qualquer jeito!” Nesta etapa, a pessoa está tão envolvida pelo bem oferecido que faz o que estiver ao seu alcance para adquiri-lo.

Ação:

A última etapa da jornada de compra do consumidor. É quando você dispõe de meios para que o cliente adquira seu produto ou serviço. É a compra efetiva, onde você pode dispor de meios para facilitar o acesso ao bem desejado. Seja por meio de promoção, parcelamento, financiamento, enfim.

Fórmula AIDA e o Marketing Digital

O formato do método e o funil de vendas não são semelhantes por acaso. Se analisarmos as etapas do funil, podemos fazer um paralelo com a fórmula AIDA. Isto acontece porque a jornada de compra do cliente, seja no meio digital, seja no mundo real, é exatamente a mesma.
funil de vendas e a fórmula aida

Funil de Vendas: A fórmula AIDA aplicada no marketing digital.

Tanto grandes empresas quanto pequenos empresários já descobriram esta ferramenta e faturam alto com sua utilização. E você? Que tal conhecer mais sobre esta técnica e aumentar suas vendas tanto on line quanto fora da internet?

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Anderson Valente

Anderson Valente – Marketing Digital – Vendas – Ajudo você a vender mais, conquistar mais clientes usando a internet, gerar autoridade e lançar seu produto