Palestra: Ferramentas do Google que vão trazer mais clientes para seu negócio local em 2022
Apresentação:
Anderson Valente, tenho formação em Marketing, estrategista em Marketing Digital, criador de sites e atuante neste mercado há mais de 15 anos.
Entusiasta do Empreendedorismo, estudo o tema em busca de soluções para que essa galera possa ter muito mais resultados usando o mínimo valor viável para cada ação de marketing.
Mas por que isso?
Vocês com certeza conhecem ou já ouviram falar sobre o seu BUYER PERSONA, sim ou claro? Vocês conhecem o seu? Vocês conseguiriam me dizer em poucas palavras qual é o perfil do seu cliente ideal? Quais seus hábitos, suas crenças, suas necessidades?
Mas por que meu negócio precisa entender sobre isso? Eu vendo pra todo mundo!
– Chave das vendas no digital numero #1: quem fala com todo mundo, não fala com ninguém.
Quando você tenta falar com todo mundo, você não consegue abrodar os temas específicos que geram interesse em um grupo de pessoas. Mas, quando você pensa em uma única pessoa, você está pensando em um grupo que partilha das mesmas dores e necessidades.
Então vamos lá: este é o meu BUYER PERSONA: A TIA DO BOLO (TIA NOÊMIA)
Uma mulher simples, batalhadora, que arregaça as mangas pra manter a sua casa em ordem, seu filhos bem cuidados, alimentados e bem educados. Sabe fazer um bolo de festa maravilhoso, com as mais incríveis combinações de sabores, recheios e coberturas. Tem o mínimo conhecimento de vendas, sempre atende a encomendas de pessoas próximas, seja da igreja que freqüenta, seja dos familiares (pelo menos os que pagam), sejam dos vizinhos e pessoas próximas do bairro.
Agora eu convido vocês a pensar 2 minutinhos comigo: quem é hoje o seu cliente ideal? Como ele pensa? Como ele age diante das suas próprias necessidades. E, principalmente, qual o principal gatilho que ativa nele a necessidade de consumir seu produto ou serviço?
– Chave das vendas no digital numero #2: O momento de compra do meu BUYER PERSONA define como eu devo falar com ele.
Se a Tia Noêmia não souber que, usando as ferramentas que o Google oferece, ela pode vender muito mais bolos para outras pessoas fora do círculo social dela, não adianta eu falar com ela que o CTA (CALL TO ACTION) dela pode potencializar os resultados e trazer mais pessoas para comprar bolo, por exemplo. Ou que uma COPYRIGHT bem escrita, ou uma arte com uma foto deliciosa de um bolo de festas pode aumentar em 3 vezes mais uma conversão.
Ela precisa primeiro ser instruída, ser educada, com uma comunicação que exemplifique os resultados que isso pode gerar para ela. Depois, quando ela passa a entender porque ela precisa ter mais e melhores resultados, ela passa para uma fase de como fazer para ter mais resultados. Pensar em ações, estratégias, caminhos, passo-a-passo… Ela começa a vislumbrar de possíveis resultados para aqueles tipos de ações.
Aí sim, ela está pronta a querer conhecer efetivamente o Google Meu Negócio, que leva pessoas diretamente ao seu estabelecimento; O Google Ads, que entrega uma informação no momento exato de busca do cliente para aquela necessidade ou desejo;
Este conceito que eu expliquei agora se chama FUNIL DE VENDAS. Ao saber em qual momento de conhecimento do seu BUYER PERSONA em relação ao problema que seu produto / serviço atende, você pode preparar informações relevantes que o conduz por este funil e potencializam a sua venda.
Este conceito de funil é muito explorado pelo marketing digital, com a estratégia de conteúdos relevantes. A criação de conteúdos, ou o marketing de conteúdo, consiste em criar conteúdos em texto, vídeo, imagens, infográficos, podcasts, enfim. Tudo o que fala sobre o problema que seu produto/serviço resolve, suas causas, aplicações, como usar, o que fazer quando… Todos estes são idéias de conteúdo que geram o movimento do cliente para a compra.
– Chave das vendas no digital numero #3: O cliente compra a solução de um problema, e não os atributos de um produto.
Entender que o seu BUYER PERSONA está buscando a solução que o seu produto oferece e não os atributos físicos ou benefícios de comprar este ou aquele produto faz com que toda a sua comunicação se adapte para entregar o conteúdo certo, no momento certo de busca.
A Tia Noêmia já entendeu que, se ela quer ganhar mais dinheiro pra pagar aquele cursinho de inglês pra filha mais velha, ou mesmo pra colocar o filho do meio na escolinha de futebol e assim liberar mais tempo pra ela se dedicar aos seus bolos, ela precisa vender mais. E pra vender mais, ela precisa encontrar mais clientes que estão buscando, naquele momento, os bolos que ela vende.
Então ela começa a postar nas suas redes sociais como são feitos os seus bolos; Ela faz enquetes de quais sabores são mais bem aceitos em festas infantis. Faz uma comparação do bolo de chocolate com o bolo de brigadeiro. Ela monta um site simples com um blog e direciona todo o tráfego destes posts para a sua página. E lá ela faz uma oferta: somente nesta semana (porque está chegando a Black Friday) os bolos saem com 20% de desconto, a compra pode ser feita antecipada (ou seja, ela vai entregar o bolo na data da sua festa, mesmo que seja daqui a ou meses), e na compra dos salgadinhos e do refrigerante, os descartáveis são por conta dela.
BOOM
A cabeça de vocês também explodiu?
Agora, em mais 2 minutinhos, eu quero que vocês olhem para o que você escreveu do seu cliente, pensem em 2 ou 3 temas de conteúdo e uma oferta que pode ser feita para o seu negócio.
– Chave das vendas no digital numero #4: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.
Toda comunicação que o seu negócio deve fazer direcionado para seu BUYER PERSONA deve ter como base essa premissa:
CHAMAR A ATENÇÃO: – Você sabia que bolos de cenoura com cobertura de chocolate geram mais abraços e beijos quando são dados de presente no lugar de uma jóia?
DESPERTAR O INTERESSE: – Pesquisas feitas com meus clientes mais felizes mostram que quando ele presenteia uma pessoa muito querida com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, ela é correspondida com sinceros abraços e beijos, além de perceber que muda o humor dela durante toda a semana. – Nunca vi ela tão feliz e amorosa depois deste meu presente – responde um deles.
ATIÇAR O DESEJO: – Isso porque os nossos bolos de cenoura com cobertura de chocolate são produzidos com uma dose extra de amor e carinho e uma camada muuuuito generosa de chocolate. Chegar a dar água na boca, não é mesmo?
ATIVAR PARA A AÇÃO: – E neste fim de ano, que tal aproveitar a produção especial de natal para dar um presente diferente? Bolos de cenoura com cobertura de chocolate estão com uma oferta especial! E levando 2 você ainda tem 50% na terceira unidade. Aproveite!
( Gente, a maquininha está ali do lado, quem quiser já se antecipar ao lançamento é só me procurar depois da palestra, ta)
(alô tia, quero comissão pelas vendas!!!)
O que eu acabei de mostrar aqui é um processo de funil de vendas. Criar uma estrutura dessa para o seu negócio é primordial para que você consiga produzir os conteúdos necessários para cada momento do funil, da divulgação. Para que você consiga carregar seu BUYER PERNONA por toda a jornada de compra dele e, no momento exato, onde ele estiver mais atiçado pelo desejo do consumo ou com a necessidade de resolver aquele problema, você ser o pensamento mais óbvio onde ele fará a aquisição.
– Chave das vendas no digital numero #5: Use os canais e as Ferramentas corretas
Bem, a Tia Noêmia já tem um site com blog. Já usa as redes sociais. Já sabe como comunicar de forma eficaz usando o AIDA. (e o bolo de cenoura com cobertura de chocolate dela… huuummmm!!!!).
Agora, como estes novos clientes vão achá-la?
FERRAMENTA #1: GOOGLE MEU NEGÓCIO / GOOGLE MAPS
Ao criar um negócio que você vai divulgar usando a internet, você precisa criar uma conta do Google Meu Negócio. Lá sua empresa é cadastrada nos mecanismos internos de busca do Google, de uma forma muito simples, intuitiva e bastante eficaz. Porque ele alia seus conteúdos a uma busca inclusive usando o Maps, e encontrando localmente a sua loja, escritório, estabelecimento em geral.
O cadastro é bem simples, como eu falei. Você inclui seus dados principais do negócio: telefone, endereço, logo, imagens e site. Então eles te enviam um cartão com um código para ativação do endereço no MAPS, para confirmar se aquele endereço que você cadastrou está certinho. Depois, voilá! Seu negócio nos resultados de busca do Google.
FERRAMENTA #2: GOOGLE ADS
O Ads é a ferramenta de anuncio do Google que destaca sua oferta nos primeiros resultados de pesquisa, em todas as ferramentas da companhia. Além disso, ele também coloca o seu negócio em sites parceiros (VIA ADSENSE), nas buscas do Youtube e aplicativos cadastrados.
Com o Ads, você aproveita informações de tráfego do seu site (ANALYTICS) sobre usuários, busca interna, melhores horários de entrega, melhor momento de compra (funil), entre outros dados e apresenta seus anúncios com maior probabilidade de conversão.
FERRAMENTA #3: GOOGLE ANALYTICS
Se você tem um site (E É BOM QUE TENHA!), é essencial que você tenha esta ferramenta instalada no código fonte das páginas.
Assim você recebe um panorama com o número de acessos, melhores horários de acesso, o perfil do seu público, informações demográficas, páginas mais acessadas, conversões personalizadas, enfim. Tudo o que você precisa saber sobre a usabilidade do seu site está ali.
Lembre-se: quem não controla, não gerencia.
FERRAMENTA #4: YOUTUBE
A segunda maior fonte de busca do mundo! Atrás apenas do próprio Google, o site de vídeos se tornou referência do DIY (Faça você mesmo) por conter muitos tutoriais de tudo o que você possa imaginar.
Se você trabalha com produtos que podem ser usados em algum tutorial (material de construção, lojas de elétrica, ferragens; lojas de cereais, ingredientes para receitas; etc) tudo o que você puder criar um tutorial sobre aquilo ( ou mesmo que já exista, e que permita fazer parcerias), é uma oportunidade para que seu negócio possa vender mais.
Criar estes conteúdos em conjunto será benéfico para este produtor de conteúdo e para você, podendo vender para sua audiência.
Ou mesmo ter o seu próprio canal e postar ali seus próprios tutoriais também é uma estratégia interessante para aproveitar o tráfego gerado pela plataforma.
Agora. Tudo isso que falamos hoje, depende única e exclusivamente de uma ação sua. Nós plantamos o que colhemos, cultivamos e cuidamos com carinho e zelo. Tudo o que despendemos energia, absorve esta energia e cresce. E se desenvolve. Muitas vezes muito do que fazemos ou falamos pode parecer meio loucura. Meio fora de contexto. Mas nós somos pessoas que nos dedicamos a viver fora do contexto padrão. Nós quebramos as regras. Nós nos dedicamos a montar o nosso próprio sustento, sem depender do outro. Nós geramos empregos – e não buscamos um. Nós optamos por isso.
Então eu convido vocês para um exercício de imaginação. Simplesmente imaginação.
Se você se sentir bem com isso, feche seus olhos por um breve momento. Mas apenas aqueles que se sentirem bem com isso.
Eu quero que imaginem uma terra completamente arada e fértil. Ela está ali, na sua frente. E você tem duas opções: Esperar que algo nasça desta terra. Ou plantar as suas próprias sementes.
Então, você já decidiu plantar. Você já começou o seu negócio. Você já virou dias e noites pensando, desenhando como ele seria, o que ele faria e como este seu negócio pode, mesmo que um pouquinho, mudar o mundo. Mudar o seu mundo.
Ela já está plantada, e começa a germinar. Começa a aparecer os primeiros galhos, as plrimeias folhas, os primeiros frutos. E você sabe que, para que esta sua plantação se desenvolva mais, você precisa regar, adubar, cortar as ervas daninhas, e você faz isso. Você cuida. Quando você se desenvolve, aprende uma nova técnica, uma nova receita, um novo calculo, uma nova forma de apresentação.
E sua plantação cresce ainda mais forte, mais vigorosa, mais saudável. E assim você pode colher os frutos desta sua plantação, desenvolver mais sementes e começar tudo de novo. E de novo, de novo…
Agora você pode abrir seus olhos.
Hoje nós plantamos uma semente aqui. E nós vamos colher juntos o sucesso desta empreitada.
Obrigado.
Referências